top of page

Constelação Familiar

Constelação familiar é uma abordagem terapêutica que foi desenvolvida e disseminada pelo alemão Bert Hellinger.


Segundo essa abordagem, os sintomas são nossos amigos e estão ali para mostrar algo que não vemos. Através de uma constelação você percebe quais posturas te  adoecem, o que está em desordem no teu sistema e a partir do que você percebe e vê na imagem que se mostra nos movimentos dos representantes, você pode ir em direção a mudança, fazer os movimentos necessários na tua vida para que aconteça a reconciliação,para que a ordem se estabeleça.


Eu costumo dizer que a constelação familiar é como um raio x interno. Ela não cura o sintoma, ela mostra a imagem interna que causa esse sintoma. Ela traz a luz o que está além do aparente. O aparente pode ser por exemplo, uma dificuldade no relacionamento amoroso, pode ser fracasso profissional, insegurança, uma tristeza ou vazio sem motivos significativos, dificuldade de prosperar, medo do sucesso, depressão, ansiedade e muitos outros sintomas.


Então a pessoa leva esse tema, a sua dificuldade para a constelação, que é visto através do fenômeno da representação, que pode ser por pessoas, bonecos, âncoras de solo. E então percebemos o que está oculto, o que está em desordem. A solução é dada a partir da mudança de postura em relação ao que veio à luz na constelação, baseado em três leis sistêmicas (ordem, pertencimento e equilíbrio)  e a partir dessa percepção é possível uma mudança de postura interna. É como se tirássemos o véu e passássemos a "ver" os fatos com um novo olhar. Um olhar com mais amor àquilo que antes gerava dor, colocando em ordem o que estava em desordem e passando a ocupar o nosso devido lugar no sistema familiar.  Esse novo olhar nos possibilita seguir livre para uma vida mais leve.


Constelação não é mágica, não é religião, não tem a ver com espiritismo, nem teatro.


Constelação é reconexão com a nossa força interior através da ordem , pertencimento e equilíbrio.

É reconciliação através da inclusão e do amor maior.



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page