top of page

3 Sinais de que você está violando a ordem no seu sistema familiar


Sinais que podem indicar que você está violando o princípio da ordem.

A ordem diz respeito à hierarquia no seu sistema familiar: quem chega primeiro, chega primeiro, quem chega depois, chega depois e assim é. Violamos esse princípio quando nos colocamos acima de quem chegou primeiro. Como? quando nos colocamos a ensinar os que vieram antes, a criticar e julgar seus comportamentos e escolhas, a fazer por eles o que eles podem fazer, como se fizéssemos melhor. Quando nos colocamos nessa postura de "grande" onde deveríamos ser "pequenos", violamos o princípio da ordem e os sintomas são evidentes na nossa vida:


➡️Sentir-se sobrecarregado, com muitas demandas (até mais do que daria conta);


➡️Sentir-se estagnado em alguma área da vida (seja nos relacionamentos, no profissional que não evolui ...)


➡️Perceber-se repetindo um comportamento dos pais que inclusive você julgou, desejava fazer melhor e não consegue fazer diferente.


Se você se identificar com algum ou alguns dos pontos acima, sugiro parar e se perguntar: "Eu estou respeitando o princípio da ordem?" Eu estou ocupando o meu lugar?


A partir desse questionamento, você pode perceber qual a sua postura e voltar para o seu lugar, soltar julgamentos e críticas. Se estiver difícil pra você sair desse lugar sozinha, busque ajuda.


Vamos juntas trilhar o caminho para uma vida mais leve!


Carinhoso abraço

Fabiane de Oliveira

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page